NOTÍCIAS DO TÊNIS

 Ata de reunião
Data e Hora: 03/01/2014 – 19:30 HS
Local: Sede do Departamento do Tênis
Pauta: Calendário 2014
Presentes: Adriano Kajiya, Alessandro Kajiya, André G. P. Dias, Camila Vanço, Ednaldo Leal, Geraldo Petit, José Ap. M. de Mora, Maria Inês Mastrogiani, Natasha Reatti, Ozéias Reatti, Rafael Ruiz, Ricardo Hashimoto, Rodrigo Vaz, Sérgio Vanço, Valdir Teles, William R. Gameiro e Wilson Conceição.

  1. Calendário:
Analisar a proposta de eliminação de um torneio visando encurtar o calendário para ter início em meados de fevereiro e final em novembro e atender reivindicação de parte dos sócios para diminuir a ocupação de quadra.

  1. Torneios:
Apresentação de 2 propostas de distribuição dos torneios, sujeita a votação ante os presentes: uma delas prevê a alternância anual entre os 2 torneios coletivos, mantendo-se os 2 torneios individuais e a outra preserva os 2 torneios coletivos com a eliminação de 1 torneio individual. Após longo debate, surgiu nova proposta contemplando a manutenção de um torneio coletivo (Duplas e Davis) e um individual (TenCEP e Diogo Aranha) por semestre, mais o Aberto do CEP e a eliminação do Masters do calendário.
As chamadas dos torneios individuais serão feitas com apenas 1 jogo por tenista por dia, sendo jogadas 2 categorias simultaneamente para que isso aconteça.

  1. Desafios:
Devido à manutenção dos dois torneios de simples no calendário, não haverá necessidade de implantar o Sistema de Desafios.
  1. Categorias:
Atualmente temos 10 categorias em vigor, havendo proposta de criação de uma categoria para iniciantes, formada principalmente por alunos dos professores, pois a categoria D tem caráter de competição, considerada inadequada para eles. Proposta não aprovada, por acabar aumentando a utilização de quadra em torneios. Como alternativa foi sugerida a realização de atividades como mini-torneios de duração de um dia, em períodos vagos entre os torneios principais.
Feminino: para as tenistas alta performance será incentivada a participação em Torneios Interclubes e Intercâmbios com outras instituições. Manutenção das categorias Feminino A e Feminino B.
Foi levantada a questão de que os tenistas que também estão incluídos nas categorias Vet-A e Vet-B  e que estão entre os 8 primeiros colocados da sua categoria base, podendo jogar na categoria acima, podem chegar a participar de 3 categorias por torneio. Decidiu-se então pela limitação de participação em no máximo duas categorias por torneio por tenista.


  1. Ranking:

Ficou estipulado que a virada do ranking continuará semestral, para preservar o seu dinamismo; havendo condições para tal, pois cada semestre será composto por um torneio individual e um coletivo.
O Rodrigo Vaz elaborou e apresentou um novo Sistema de Ranking, segundo ele, baseando-se no Sistema da ATP. O Sistema foi considerado interessante e o Rodrigo deverá fazer uma apuração do Ranking em paralelo com o sistema atual vigente para avaliação no final do semestre.
Também foi decidido que a virada do ranking para o início de 2014 será feita segundo as regras vigentes, que prevêm a subida e a descida de 4 atletas em cada categoria. Alguns dos presentes perguntaram por que tanto os que sobem como os que descem aparecem “no meio” do ranking e não no final ou início da tabela. O Coordenador Técnico Gameiro explicou que, pelas regras que tem sido aplicadas a alguns anos, quem sobe tem seus pontos multiplicados por um fator de 0,6 e quem desce tem seus pontos multiplicados por 1,5 para depois serem inseridos na tabela de sua nova categoria. No final o primeiro do ranking passa a ter 200 pontos e os demais com 1 ponto a menos de diferença por colocação.
Ficou faltando a discussão do “Ranking Protegido”, que seria a adoção de um mecanismo para preservar a situação de tenistas que não estão jogando torneios no momento, pelo menos não no CEP, mas que tem reconhecida capacidade técnica. Se e quando esses tenistas voltarem a participar dos torneios, poderão faze-lo em uma categoria compatível com sua condição,  não causando transtornos aos demais tenistas.

Encerrados os trabalhos às 22:00 HS, redigimos esta ata em conjunto a pedido dos presentes.

Ricardo Hashimoto
Rodrigo Vaz


Comentários