terça-feira, 30 de abril de 2013

CURIOSIDADES E DICAS


A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA

O momento que antecede uma atividade física é muito importante para o atleta ou esportista. O alongamento é muito mais do que tocar a ponta dos pés por algumas vezes antes de começar a praticar alguma atividade . è o momento de começar a se preparar para um treino, tanto física quanto psicologicamente .O músculo que não está adequadamente alongado torna-se muito mais suscetível a estriamentos ou rupturas ( lesões ) quando submetido  a forças repentinas .Já o músculo alongado permite ao atleta movimentos mais completos, minimo risco de lesões e melhor desempenho físico .
Qualquer alongamento é sinônimo de relaxamento e ,  portanto , não deve causar dor. Sempre deve ser realizado com movimentos suaves e contínuos , com ênfase no tempo de execução das diversas posições não no número de repetições dos exercícios .
Apesar da prática do alongamento ser recomendada por inúmeros profissionais da área da atividade física , seu benefício para a prevenção de lesões não é consensual na literatura científica especializada. Entretanto , diversos estudos mostram que corredores com lesões prévias são menos propensos a incorporar uma rotina de alongamentos durante seus treinamentos , e outros apontam uma redução drástica no índice de lesões em atletas que se alongam regularmente.
O alongamento inicial deve ser precedido por um curto aquecimento para que a musculatura não seja submetida às forças desse estiramento controlado estando totalmente despreparada , enquanto o alongamento final é precedido pelo desaquecimento e possui outra finalidade : promover ganhos de amplitude da musculatura e auxiliar sua recuperação metabólica após o trabalho físico realizado.
Ao final do treino ou competição , repita a rotina de alongamentos após o desaquecimento . Desta forma , seus músculos conseguirão metabolizar mais facilmente os resíduos biológicos produzidos pelo exercício físico e você estará mais bem recuperado e preparado para seu próximo treino.

Material cedido por Dr.Miguel Viscarra
Publicação do Laboratório ACHE

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