CURIOSIDADES E DICAS

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE LESÕES NOS ESPORTES

O esporte mostra-se cada dia mais presente na vida dos brasileiros . A traumatologia do Esporte vem procurando aumentar o seu foco em medidas que possibilitem uma atividade física com menos lesões .A prevenção e a chave de uma atividade saudável e duradora !
O que são câimbras e como evita-las.
Trata-se de contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de músculos e afetam principalmente os músculos posteriores da perna , podendo iniciar em qualquer etapa da atividade física.A causa e controversa . Inicia-se mais frequentemente apos uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo acometido .
No verão , com altas temperaturas, a corrida, principalmente pode levar a uma maior perda hídrica e a queda nos níveis de eletrolitos como o sódio ( hiponatremia ) , Alem disso, o organismo também utiliza sódio do músculo quando acaba a fonte de glicogênio , podendo ocorrer uma hiperirritabilidade em algumas terminações nervosas que ficam híperexcitadas , provocando estresse mecânico ao seu redor e resultando em contrações expontâneas dos músculos,ou seja , as câimbras .
Logicamente tais causas são mais comuns no verão , mas o preparo físico do corredor é muito importante para minimizar tais problemas . Indivíduos destreinados são mais propensos a perda hídrica, de eletrolitos e a maior consumo de energia muscular .
E importante salientar que as deficiências de outros minerais , como cálcio , magnésio e potássio ,podem causar câimbras musculares e problemas neuromotores .
As câimbras podem ser momentaneamente interrompidas por uma contração ativa da musculatura antagonista e a afetada , ou por alongamento passivo forçado dessa musculatura.Apos a resolução do quadro augico o músculo mostra alterações na excitabilidade e na contratilidade , mostrando-se faciculado por alguns minutos . Ele pode permanecer dolorido por alguns dias , dependendo da intensidade da câimbra.
Como podemos prevenir as câimbras ?
1- Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física
2-Adequada hidratação antes , durante e após a atividade física.
3-Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos e com transpiração abundante com bebidas esportivas ou com alimentos que contenham sódio.
4-Ingestão adequada de carboidratos para evitar a utilização de proteína muscular como forma de energia.
5-Assegurar uma recuperação nutricional adequada.

                                                                                  Material cedido por Dr.Miguel Viscarra
                                                                                         Publicação Laboratorio ACHE.

Comentários