CURIOSIDADES

UM POUCO DE HISTÓRIA


COPA DAVIS : UNIÃO E DETERMINAÇÃO


                 Maior competição anual por equipes no esporte, a Copa Davis celebrou seu centenário na virada do século, em 1900. Dwight Davis, estudante de Harvard, doou seu nome a um belissimo troféu de prata para um torneio cujo crescimento e prosperidade nos últimos 96 anos ele poderia imaginar .
                O sonho de Davis era realizar uma competição entre os Estados Unidos e as Ilhas Britânicas, nos mesmos modos da regata América´s Cup, disputada pelas duas nações . A partir desse início, o evento cresceu chegando a ter participação recorde de 127 países em 1997. Esta é uma prova não só do apêlo do tênis, incentivado tão extensivamente pela ITF em todo mundo, mas tambémda importância da própria Copa Davis.
                A Copa Davis é mais do que um misto de drama, emoção e habilidade. Seu grande diferencial parece ser o fato de inspirar jogadores e alcançar mais do que eles acreditavam ser capazes, e convencer o público que é a competição que realmente importa. A Copa Davis é um exemplo do que há de melhor no esporte. Pessoas em todo mundo são atraídas para o tênis pelo desejo de realizar os grandes lances que viram durante as competições da Copa Davis, e pelo prazer de ver seus países vencerem neste torneio de grande prestígio. O interesse na Copa Davis e na sua competição é uma das ferramentas que a ITF utiliza para expandir a mensagem do tênis : pelo Fundo de Desenvolvimento Grand Slam, nos países em desenvolvimento.
                Todos os elementos cruciais que fizeram da Copa Davis um grande sucesso desde o início ainda estão presente nos dias atuais. Os jogadores são convocados para formar uma equipe nacional. Há quatro partidas de simples e uma de duplas. Todos os jogos são melhor de cinco sets. Mudanças que alteraram dramaticamente o aspecto, mas não o espirito da Copa Davis.
                Vencer a Copa Davis é uma honra singular para qualquer nação.O aspecto universal da Copa Davis é o desejo em obter sucesso jogando sob a bandeira do país, bem como integrar a lista de grandes tenistas bem-sucedidos. Qualquer jogador que espera um lugar de destaque na história do tênis sabe que o empenho e o sucesso na Copa Davis é um pré-requisito para atingir este objetivo.

                Dwight Davis certamente estaria orgulhoso da forma como seu sonho se desenvolveu através dos anos. A Copa Davis não cresceu apenas de tamanho e popularidade, mas também é um exemplo para muitos do que a de melhor no mundo do esporte. ( Ivo Simon , 1997 ).

                O tênis é um jogo tão grandioso e tão desafiador, que para os melhores jogadores do mundo o prazer de jogar é tão importante quanto as fortunas que eles ganham em prêmios. E essa sensação de realização não está restrita apenas aos astros do tênis. Qualquer iniciante tem seu próprio nível de medalha de ouro. ( Clarence Jones , 1979 ) .
   
                Nós deveriamos reconhecer a importância de qualquer atividade que oferece tantas possibilidades de auto-expressão, de realização, de satisfação estética e de simples prazer dentro do nosso mundo comercial e industrial altamente estruturado e frequentemente algo castrador. O tênis, com as profundas exigências que faz em relação aos talentos técnicos, táticos, temperamentais, físicos e psicológicos de quem joga, acaba se transformando numa importantíssima válvula de escape. Além disso, esse esporte contribui para se manter uma boa saúde e também novos amigos ( sociabilização ).
                O tênis engloba todas as idades e todos os padrões, e acima de tudo é uma grande fonte de prazer. Somente vivendo o tênis e jogando-o sempre onde for possível, é que terá alguma chance de se tornar um grande tenista.


Referências Bibliográficas
Simon,Ivo . Davis Cup by NEC . ( site: www.daviscup.org ) Santa Catarina , 1997.
JONES, Clarence . Como jogar Tênis . São Paulo , Circulo do LivroS.A.  1979.

Comentários